Há muito que se falava que a Mercedes-Benz iria render-se às "pick-up" e eis que, finalmente, são reveladas as primeiras imagens da nova… Classe X! Ou, pelo menos, do que irá ser… quase quase a "pick-up" da Mercedes, pois o que a marca alemã apresentou esta tarde, numa galeria de arte de Estocolmo (Suécia) foi ainda um "concept". Ou, mais concretamente, dois!
Porque a marca de Estugarda quer entrar pela porta grande num segmento que acredita irá crescer muito e em que ainda não estava presente. Daí ter antecipado a nova Classe X com dois protótipos, um mais "civilizado", urbano e estilizado (Stylish Explorer), outro de visual assumidamente aventureiro, pela maior altura ao solo e uns pneus que parecem passar por cima de toda a folha (Powerful Adventurer)! O primeiro é, obviamente, o que mais se aproxima do modelo de produção, excepção feita à luz que circunda toda a tampa traseira do espaço de carga.
Dieter Zetsche, o n.º 1 da Daimler, mostrava-se particularmente encantado com esta apresentação, até pelo seu passado dentro da empresa: "Sinto-me de volta a casa após uma longa viagem! Porque, ao longo da minha carreira, tive imensos pontos de contactos, passando muito tempo no Brasil e Argentina onde as ‘pick-up’ são tão populares que tivemos modelos nos anos 70, onde foi famosa a ‘La Pick-Up’ (na imagem ao lado). Não foi o maior sucesso, mas deu-nos uma grande imagem".
A Mercedes não entra, contudo, sozinha neste segmento das "pick-up", mas apoiada na parceria que estabeleceu com a Aliança Renault/Nissan e confiando, em especial, na longa experiência da marca nipónica neste tipo de veículos.
"Juntamente com um forte parceiro, conseguimos fazer uma ´pick-up’ ao nível do que a Mercedes precisa. A Nissan fornece o longo ‘know-how’ que possui nestes carros e a Mercedes o seu toque de requinte", referiu Zetsche
A base do Mercedes Classe X será, certamente, a mesma da Nissan Navara, embora com a suspensão traseira mais evoluída, ou seja, recorrendo a molas helicoidais. Na apresentação foi referido que a "pick-up" de Estugarda estará equipada com motor V6 Diesel (o que remete para o propulsor de três litros) e tracção integral permanente. Mas é sabido que as versões de entrada terão tracção traseira, sendo natural que venham a aparecer versões com motores mais pequenos, como o 2.3 que equipa a Navara.
Quando se começou a falar que a Mercedes iria fazer uma "pick-up", logo se pensou que se tratava de um trunfo para atacar o mercado norte-americano. Pois os Estados Unidos é precisamente o mercado em que a Mercedes não terá o Classe X à venda, quando começar o lançamento comercial, nos últimos meses de 2017! Porque, no fundo, esta "pick-up" é demasiado compacta para os "monstros" a que os norte-americanos estão habituados…